Ideal para evitar que seus produtos sejam industrializados sem a sua autorização.

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. A pesquisa e o desenvolvimento para elaboração de novos produtos (no sentido mais abrangente) requerem, na maioria das vezes, grandes investimentos. Proteger esse produto através de uma patente significa prevenir-se de que competidores copiem e vendam esse produto a um preço mais baixo, uma vez que eles não foram onerados com os custos da pesquisa e desenvolvimento do produto. A proteção conferida pela patente é, portanto, um valioso e imprescindível instrumento para que a invenção e a criação industrializável se tornem um investimento rentável.

Tipos de Patentes

O Registro de Patentes é divido em duas categorias de acordo com a aplicação da inovação: de invenção, de modelo de utilidade.

 

Patente de invenção

Refere-se a novos produtos ou serviços com requisitos de novidade, que tratam agregado atividade inventiva e aplicação industrial. Esse registro tem validade de 20 anos.

 

Modelo de utilidade

Refere-se a melhorias funcionais e de fabricação em objetos existentes com atividade inventiva e aplicação industrial. Esse registro tem validade de 15 anos.

 

Em cada uma das duas categorias, o registro garante segurança sobre suas inovações, gerando excelente vantagem competitiva.

Em países desenvolvidos, que valorizam o desenvolvimento de novas tecnologias, o registro de patentes é considerado um diferencial competitivo, com patentes avaliadas e negociadas em milhares de dólares, conforme o interesse das partes interessadas.

Entre os serviços de Patentes oferecidos pela S.O.S Marcas & Patentes estão:

  • Buscas para aferição do estado da técnica;
  • Elaboração de relatório descritivo e desenhos;
  • Depósito de pedidos, entrada na fase nacional;
  • Acompanhamento de pedidos internacionais depositados através do PCT e análise da concorrência;
  • Interposição de recursos e impugnações na esfera administrativa.
  • Entre em contato para conhecer toda a gama de serviços que prestamos.

Etapas

fluxo_2